Os projetos implementados pela ADESBA resultam de um planeamento estratégico da organização para a implementação de novas metodologias de participação, de proximidade e divulgação da Instituição na comunidade local.
O Banco de Ajudas Técnicas visa, através de empréstimo de equipamento, apoiar pessoas em situação de dependência cuja situação de saúde imponha a utilização de ajudas técnicas, minorando as dificuldades de mobilidade e facultando uma melhoria de cuidados na dependência, face a terceiros.
Utentes com deficiência, idosos ou pessoas que necessitam de utilizar as ajudas técnicas de forma temporária por motivos de doença ou acidente, que pertençam a agregados familiares carenciados e sejam residentes nos concelhos limítrofes.
O Banco de Voluntariado é um local de encontro entre voluntários e organizações promotoras de atividades socialmente úteis. O voluntariado é uma atividade inerente ao serviço da cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral. Dec.-Lei nº 389/99.
Para a ADESBA, este é um dos projetos basilares a ser implementado a curto prazo visto que os voluntários são um recurso relevante na realização de atividades com a população idosa quer ao nível lúdico e recreativo bem como no auxílio a atividades diárias e de funcionamento da instituição. Outro fator importante é proporcionar aos utentes a ampliação de novas redes de socialização e fomentar a criação de relações interpessoais fora do contexto da Instituição.
A ADESBA tem ainda como finalidade a produção de um Jornal semestral cujo propósito é divulgar na comunidade as atividades realizadas pela Instituição. A criação do Jornal tem como objetivo estimular a participação dos utentes em todas as etapas da sua produção de modo a fomentar o contacto com comunidades e espaços diferentes e as vivências em grupo como formas de integração social, promover as capacidades de cognição, a capacidade criadora e o espírito de iniciativa e fomentar a participação social e cívica com o propósito de criar uma cultura de proximidade entre os utentes e as suas famílias, os colaboradores, dirigentes, comunidade e stakeholders.